SOBRE NÓS

miguel.jpg
Miguel Attie Filho

Nasci na cidade de São Paulo, meus avós vieram da Síria no começo do século XX, meu pai foi comeciante e minha mãe foi costureira. Minhas memórias mais arcaicas acompanham-se de livros e de pessoas que me incentivaram a decifrá-los. Minha primeira formação foi em filosofia e licenciatura em história. Desenvolvi um amor profundo pelos livros ao longo do tempo, talvez porque eles registram o que considerei o que há de mais caro na vida que é a busca da sabedoria. Os caminhos do estudo me levaram a pesquisas em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado sobre o pensamento de Avicena que, por sua formação plural como médico e filósofo, mostrou-se sempre uma fonte inesgotável de inspiração. Com o tempo, também passei a dirigir grupos de estudos, ministrar cursos e orientar pesquisas na área de filosofia e história do pensamento. Desejo muito que minha iniciativa de criar este site motive pessoas a se iniciarem nos caminhos do pensamento.  

IDEIAS PRESENTES ENQUANTO CRIO ESTE SITE
Uma Coragem Para Pensar
Um Amor Pela Sabedoria
ain ghazal statues.jpg
thinker of cernavoda.jpeg.jpg
tablete cuneiforme.jpg
Todo Humano é Pensador

POR QUE FILOSOFAR?

 

Meu principal propósito é aproximar a filosofia das pessoas. Há muitas filosofias assim como há muitos vinhos. O melhor vinho, a melhor filosofia? Ora, o que a ti fizer sentido, ao menos por um certo tempo em um certo espaço. Pensemos, pois.   

ASSUNTOS DIFÍCEIS?

 

Na vida nada é fácil, eis aí uma lição corriqueira que aprendemos desde cedo. Pensar sobre ela, então, pode se tornar difícil. Por isso, vale a pena ler o que outros  pensaram sobre a vida, sobre o mundo, sobre si mesmos, sobre o Universo e as estrelas.

É um bom começo. 

FILOSOFAR COM

 

Iniciar-se verdadeiramente nos caminhos da filosofia é estar acompanhado de tal forma por pensadores do passado e do presente que, quando filosofamos, jamais nos sentimos sós. Muitos de nossos verdadeiros companheiros moram nos livros. Vale a pena visitá-los, sempre.