top of page

O Alcorão

               O termo Alcorão  deriva do verbo qara’ que significa ler ou recitar. Para os fiéis, o Alcorão é a palavra de Deus transmitida pelo Arcanjo Gabriel ao profeta Muhammad, o último da sucessão iniciada pelos profetas bíblicos. O profeta entendia que sua missão e as revelações eram da mesma inspiração das anteriores, enviadas aos judeus e aos cristãos e, por isso, coincidiam em parte, sendo uma renovação da mensagem de Deus que fôra anunciada no Antigo e no Novo Testamento.

            O Alcorão fornece instruções acerca da conduta de vida sendo uma fonte ética de orientação para a comunidade. A maior parte das revelações se deu por aproximadamente vinte anos e foi registrada por vários discípulos e secretários. Antes de ser um texto graficamente fixado, o Alcorão foi, pois, uma recitação. 

         O Alcorão apresenta temas tais como a unidade absoluta e transcendente de Deus, seu poder e a condição humana frente a Ele e à sua criação. A imagem do Juízo Final é afirmada como um paradigma pelo qual o crente deve guiar-se. Vários relatos da Bíblia são reinterpretados tais como Adão e Eva, Abraão e Ismael, o Rei Salomão dentre outros.

                Na medida em que exorta a uma vida digna e verdadeira, o Alcorão recomenda a conduta que o fiel deve seguir tanto no âmbito religioso como no moral e político. As bases da legislação e do direito muçulmanos são tributárias dessa legislação inerente à revelação mas, as diversas interpretações desses princípios, levaram os muçulmanos a teses e posições conflitantes próprias da exegese.

                               

                                © Copyright 2022 Falsafa: A Filosofia entre os Árabes possui uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial- Obras Derivadas Proibidas / 3.0 Não Adaptada com base na obra disponível no endereço eletrônico www.falsafa.com.br. Todos os textos são protegidos pela lei da propriedade intelectual não podendo ser copiados ou reproduzidos sem autorização. O uso deste website só é permitido para fins escolares e pessoais, sendo expressamente proibida a comercialização de suas partes sob qualquer modo ou pretexto. Asseguramo-nos o máximo possível de conteúdo de terceiros sob domínio público ou legalmente autorizado para publicação. Não nos responsabilizemos por opiniões alheias e de outros websites acessíveis por meio de hiperligações. As publicações, informações, links e imagens têm seus direitos reservados de acordo com a legislação vigente de Direitos Autorais, Código Civil e Lei da Criminalidade na Internet. Denuncie o plágio ou mau uso da internet,  entrando em contato no endereço mattief@uol.com.br. Imagens: © Astrolábio Persa, séc. XVIII. Whipple Museum, Cambridge, Inglaterra: https://bit.ly/3k5Etpx © Taqi Al-Din e os astrônomos no observatório. Istambul, 1581, University Library, T.Y 1404: https://bit.ly/3bDuR0A © Canon de Medicina  de Avicena. Manuscrito séc. XVIII.  Library of  Congress: https://bit.ly/3q1aEdA © Estátua de Avicena em Duchanbe, Tajiquistão: https://bit.ly/3GK3QXL © : Selo comemorativo de Al-Kindi, Síria, 1994: https://bit.ly/3whxcrB © Estátua de Al-Farabi em Al-Faraby Kazakh National University: https://bit.ly/3wflLk4 © Digital sculpture of Al-Kindi: https://bit.ly/31jKYyn © Estátua de Al-Farabi, Cazaquistão: https://bit.ly/3nWKSo5 © ©: Estátua de Averróis,  Córdoba, Espanha: . https://bit.ly/3CMrNLE

creative commons.png
bottom of page