top of page

Platão

                             O nome de Platão é praticamente sinônimo de filosofia e seria estranho se a falsafa nada devesse às ideias do mestre de Aristóteles. Essa presença, praticamente obrigatória quando se diz filosofia, é, certamente, verificada ao entrarmos em contato com muitas das ideias dos filósofos de língua árabe.

                           No entanto, a presença de Platão na falsafa foi construída mais por influência de textos de caráter platônico e neoplatônico do que propriamente por meio de uma exegese direta de seus livros pelos filósofos árabes, diferentemente do que fora feito em relação a Aristóteles.

                             Nesse sentido, os escritos de Platão parecem não ter chamado tanto a atenção dos filósofos de língua árabe como aconteceu com a filosofia de Aristóteles. Conhecia-se bem a vida de Platão, seu papel na história da filosofia grega, mas traduções integrais de sua obras não tiveram a mesma presença tal como ocorreu com Aristóteles.

 

                         Inicialmente, os principais diálogos de Platão começaram a ser traduzidos, mas depois pararam bruscamente, preferindo-se paráfrases e resumos de suas principais ideias. Ao mesmo tempo, foram inúmeros os textos apócrifos traduzidos a Platão.

                            No caso da República, sabe-se, por meio de Averróis, que existiu uma tradução em árabe que ele mesmo parafraseou. A paráfrase elaborada por Averróis chegou até nós conservada por uma tradução em hebraico.

 

                               

                                © Copyright 2022 Falsafa: A Filosofia entre os Árabes possui uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial- Obras Derivadas Proibidas / 3.0 Não Adaptada com base na obra disponível no endereço eletrônico www.falsafa.com.br. Todos os textos são protegidos pela lei da propriedade intelectual não podendo ser copiados ou reproduzidos sem autorização. O uso deste website só é permitido para fins escolares e pessoais, sendo expressamente proibida a comercialização de suas partes sob qualquer modo ou pretexto. Asseguramo-nos o máximo possível de conteúdo de terceiros sob domínio público ou legalmente autorizado para publicação. Não nos responsabilizemos por opiniões alheias e de outros websites acessíveis por meio de hiperligações. As publicações, informações, links e imagens têm seus direitos reservados de acordo com a legislação vigente de Direitos Autorais, Código Civil e Lei da Criminalidade na Internet. Denuncie o plágio ou mau uso da internet,  entrando em contato no endereço mattief@uol.com.br. Imagens: © Astrolábio Persa, séc. XVIII. Whipple Museum, Cambridge, Inglaterra: https://bit.ly/3k5Etpx © Taqi Al-Din e os astrônomos no observatório. Istambul, 1581, University Library, T.Y 1404: https://bit.ly/3bDuR0A © Canon de Medicina  de Avicena. Manuscrito séc. XVIII.  Library of  Congress: https://bit.ly/3q1aEdA © Estátua de Avicena em Duchanbe, Tajiquistão: https://bit.ly/3GK3QXL © : Selo comemorativo de Al-Kindi, Síria, 1994: https://bit.ly/3whxcrB © Estátua de Al-Farabi em Al-Faraby Kazakh National University: https://bit.ly/3wflLk4 © Digital sculpture of Al-Kindi: https://bit.ly/31jKYyn © Estátua de Al-Farabi, Cazaquistão: https://bit.ly/3nWKSo5 © ©: Estátua de Averróis,  Córdoba, Espanha: . https://bit.ly/3CMrNLE

creative commons.png
bottom of page