top of page

Os Omíadas

               

               A dinastia Omíada dirigiu o mundo muçulmano de 661 a 750 d.C.. Mu‘awiya, seu fundador, centralizou o poder e transferiu a capital política para Damasco na Síria. Após o califado de Mu‘awiya (661 a 681 d.C.),  a dinastia omíada governou por mais 70 anos através de nove sucessores em meio a extremas agitações.

               A segunda fase da expansão muçulmana se deu nos períodos de certa calma interna do califado Omíada. As expedições tiveram três direções: Constantinopla e Asia Menor; norte da África e Espanha; e Asia Central. Nesse período vários foram os cercos à capital do Império bizantino – Constantinopla –, mas esta resistiu e iria cair somente sete séculos mais tarde com a invasão dos turcos.

                Na direção da Ásia Central, avançaram ao nordeste do Irã, atingiram o rio Indo, em 713 d.C. chegando ao centro budista de Multan que por algum tempo foi o ponto mais avançado do Islam na Índia.

            No último reinado de ‘Abd al-Malik houve um período de esplendor que antecedeu os anos finais de anarquia entre 744 e 750 d.C., e terminou com a queda da dinastia Omíada.

                               

                                © Copyright 2022 Falsafa: A Filosofia entre os Árabes possui uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial- Obras Derivadas Proibidas / 3.0 Não Adaptada com base na obra disponível no endereço eletrônico www.falsafa.com.br. Todos os textos são protegidos pela lei da propriedade intelectual não podendo ser copiados ou reproduzidos sem autorização. O uso deste website só é permitido para fins escolares e pessoais, sendo expressamente proibida a comercialização de suas partes sob qualquer modo ou pretexto. Asseguramo-nos o máximo possível de conteúdo de terceiros sob domínio público ou legalmente autorizado para publicação. Não nos responsabilizemos por opiniões alheias e de outros websites acessíveis por meio de hiperligações. As publicações, informações, links e imagens têm seus direitos reservados de acordo com a legislação vigente de Direitos Autorais, Código Civil e Lei da Criminalidade na Internet. Denuncie o plágio ou mau uso da internet,  entrando em contato no endereço mattief@uol.com.br. Imagens: © Astrolábio Persa, séc. XVIII. Whipple Museum, Cambridge, Inglaterra: https://bit.ly/3k5Etpx © Taqi Al-Din e os astrônomos no observatório. Istambul, 1581, University Library, T.Y 1404: https://bit.ly/3bDuR0A © Canon de Medicina  de Avicena. Manuscrito séc. XVIII.  Library of  Congress: https://bit.ly/3q1aEdA © Estátua de Avicena em Duchanbe, Tajiquistão: https://bit.ly/3GK3QXL © : Selo comemorativo de Al-Kindi, Síria, 1994: https://bit.ly/3whxcrB © Estátua de Al-Farabi em Al-Faraby Kazakh National University: https://bit.ly/3wflLk4 © Digital sculpture of Al-Kindi: https://bit.ly/31jKYyn © Estátua de Al-Farabi, Cazaquistão: https://bit.ly/3nWKSo5 © ©: Estátua de Averróis,  Córdoba, Espanha: . https://bit.ly/3CMrNLE

creative commons.png
bottom of page